APRESENTAÇÃO DO ESTANDARTE HISTÓRICO DA OM
(LAPA-PR) No dia 20 de maio, o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, realizou uma solenidade militar para apresentação do Estandarte Histórico do “Grupo General Sisson”, ao efetivo incorporado no corrente ano.
O 3º Sgt M Teixeira, Porta Estandarte, conduziu o mesmo até ao local de destaque em forma, momento em que foi realizada a leitura de sua descrição:
“Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. campo de azul-ultramar, cor representativa da Arma de Artilharia. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro:
Primeiro campo, de vermelho, ostentando, em abismo, uma espada de prata, simbolizando o Exército Brasileiro;
Segundo campo, de verde, carregado com o símbolo da Arma de Artilharia, de ouro e vermelho, envolvido por cinco estrelas, de ouro, em pentágono, caracterizando as cinco peças da Bateria comandada pelo então Capitão Sisson, a qual participou, com inexcedível bravura, da epopéia do Cerco da Lapa, no ano de 1894;
Terceiro campo, de azul-céu, contendo uma cruz, em aspa, de branco, filetada de vermelho, cantonada por quatro abrolhos, de ouro, - símbolos de serenidade e intrepidez - sobreposta por uma muralha, de ouro, iluminada de negro, ameiada e flanqueada de duas torres, na caracterização da memorável defesa da cidade da Lapa-PR. Circundando o escudo, a partir de seus cantos, três granadas interligadas em cadeia, tudo de ouro, representando a arma de artilharia, em suas especialidades: De Campanha, De Costa e Antiaérea.
Encimando o escudo, um canhão “la hitte”, estilizado, de prata, sotoposto a uma coroa de rei, de ouro, a simbolizar a “Majestade” do canhão, “o Rei da Campanha”. Envolvendo o conjunto, a denominação histórica “Grupo General Sisson”, em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrita, em caracteres de ouro a designação militar da OM.”
Redes Sociais