Material
VBC OAP M109 A5 155mm
A Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 155mm é uma viatura sobre lagartas que chegou ao Brasil em 2020. A blindagem do obuseiro é de duralumínio, foi escolhida pois oferece uma maior proteção para a tripulação e para diminuição de peso garantindo proteção contra fogo de armas leves e grande mobilidade. Comparado ao M109 A3, o M109 A5 possui seu alcance ampliado e tem a capacidade de poder utilizar outros tipos de munições. Além disso, dispõe também de Sistemas QBN, que fornecem proteção aos tripulantes do Obuseiro contra agentes químicos, biológicos e nucleares.
Fabricante: USA
Tripulação: 5 homens
Tração: Autopropulsado sobre Lagartas
Velocidade máxima: 56,3 km/h
Peso Total: 25 Ton
Comprimento: 9,17m
Largura: 3,15m
Altura Total: 3,28m
Armamento: um Obuseiro calibre 155mm e uma metralhadora .50
Alcance Máximo: 30 km
Raio de ação da granada 155mm: 50 metros
VBTE Remun M992 A2
A Viatura Blindada de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun) M992 A2 veio ao Brasil no ano de 2018 através do programa FMS (ForeignMilitary Sales). É um veículo de reabastecimento de munição blindado, para transferência de munição de uma única rodada, e destinam-se a acompanhar e municiar as Viaturas Blindadas de Combate – Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5. Ela foi fabricada sobre o mesmo chassi da VBCOAP M109 A5 e, em sua versão original, possui um transportador hidráulico para a transferência das munições.
Fabricante: USA
Tripulação: 3 homens
Tração: Autopropulsado sobre Lagartas
Velocidade máxima: 56 km/h
Autonomia: 354 Km
Capacidade de Munição: 96 Tiros
Peso Total: 26 Ton
Armamento: Metralhadora .50
VBTP M113 BR
A viatura blindada sobre lagartas de transporte de pessoal, pode atuar em terra ou água e uma temperatura entre -10 C a 50 C. Pode, ainda ser transportado por via aérea, férrea, rodovia ou por navios. Encontra-se equipada co uma metralhadora “browning” 12.7 mm (.50) M2 e os periscópios M17 e M19.
O M113 BR traz consigo mais algumas possibilidades de operacionalidade, tais como:
- possibilidade imediata de transposição no curso d’agua com a devida preparação da viatura;
- possibilidade de emprego em temperaturas rigorosas, positivas e negativas;
- Grande adequabilidade a todos os modais de transporte, possibilitando inclusive, o lançamento aéroterrestre;
- Proporciona um relativo Apoio de Fogo as tropas desembarcadas, bem como relativa proteção blindadas a armas automáticas de pequenos calibre; e
- Grande necessidade de suprimentos Sup Cl III e IX.
Volume de embarque: 24,8 m³
Peso de combate: 11.400kg
Peso de embarque: 9.100kg
Peso sem pessoal: 9.930kg
Peso para lançamento de pará-quedas: 8400kg
Guarnição: 01 operador e 01 atirador de .50
Capacidade de transporte: 11 homens
Velocidade máxima a frente: 61 km/h
Velocidade máxima a ré: 9,5 km/h
Autonomia: 320 (QT) km
Consumo através campo: 15 l/h
Comsumo através estrada: 1.8 km/l
Autonomia em estrada: 480 km
Carga maxima rebocável: 6583 Ton a 2,5 km/h
Redes Sociais