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VBC OAP M109 A5 155mm

 

A Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 155mm é uma viatura sobre lagartas que chegou ao Brasil em 2020. A blindagem do obuseiro é de duralumínio, foi escolhida pois oferece uma maior proteção para a tripulação e para diminuição de peso garantindo proteção contra fogo de armas leves e grande mobilidade. Comparado ao M109 A3, o M109 A5 possui seu alcance ampliado e tem a capacidade de poder utilizar outros tipos de munições. Além disso, dispõe também de Sistemas QBN, que fornecem proteção aos tripulantes do Obuseiro contra agentes químicos, biológicos e nucleares.

Fabricante: USA

Tripulação: 5 homens

Tração: Autopropulsado sobre Lagartas

Velocidade máxima: 56,3 km/h

Peso Total: 25 Ton

Comprimento: 9,17m

Largura: 3,15m

Altura Total: 3,28m

Armamento: um Obuseiro calibre 155mm e uma metralhadora .50

Alcance Máximo: 30 km

Raio de ação da granada 155mm: 50 metros

 

VBTE Remun M992 A2

A Viatura Blindada de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun) M992 A2 veio ao Brasil no ano de 2018 através do programa FMS (ForeignMilitary Sales). É um veículo de reabastecimento de munição blindado, para transferência de munição de uma única rodada, e destinam-se a acompanhar e municiar as Viaturas Blindadas de Combate – Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5. Ela foi fabricada sobre o mesmo chassi da VBCOAP M109 A5 e, em sua versão original, possui um transportador hidráulico para a transferência das munições.

Fabricante: USA

Tripulação: 3 homens

Tração: Autopropulsado sobre Lagartas

Velocidade máxima: 56 km/h

Autonomia: 354 Km

Capacidade de Munição: 96 Tiros

Peso Total: 26 Ton

Armamento: Metralhadora .50

VBTP M113 BR


A viatura blindada sobre lagartas de transporte de pessoal, pode atuar em terra ou água e uma temperatura entre -10 C a 50 C. Pode, ainda ser transportado por via aérea, férrea, rodovia ou por navios. Encontra-se equipada co uma metralhadora “browning” 12.7 mm (.50) M2 e os periscópios M17 e M19.

O M113 BR traz consigo mais algumas possibilidades de operacionalidade, tais como:

- possibilidade imediata de transposição no curso d’agua com a devida preparação da viatura;

- possibilidade de emprego em temperaturas rigorosas, positivas e negativas;

- Grande adequabilidade a todos os modais de transporte, possibilitando inclusive, o lançamento aéroterrestre;

- Proporciona um relativo Apoio de Fogo as tropas desembarcadas, bem como relativa proteção blindadas a armas automáticas de pequenos calibre; e

- Grande necessidade de suprimentos Sup Cl III e IX.

Volume de embarque: 24,8 m³

Peso de combate: 11.400kg

Peso de embarque: 9.100kg

Peso sem pessoal: 9.930kg

Peso para lançamento de pará-quedas: 8400kg

Guarnição: 01 operador e 01 atirador de .50

Capacidade de transporte: 11 homens

Velocidade máxima a frente: 61 km/h

Velocidade máxima a ré: 9,5 km/h

Autonomia: 320 (QT) km

Consumo através campo: 15 l/h

Comsumo através estrada: 1.8 km/l

Autonomia em estrada: 480 km

Carga maxima rebocável: 6583 Ton a 2,5 km/h

 

 

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