15º GAC AP
Histórico da OM
Em 20 de agosto de 1949 foi instalado com sede em Curitiba, o 1/5º Regimento de Obuses - 105 mm. Sendo nomeado como o primeiro comandante da Unidade, o então Tenente Coronel João da Silva Rebello. O então, I/5º Regimento de Obuses -105 mm foi instalado no quartel do extinto 15º Batalhão de Caçadores, na Praça Ruy Barbosa, nº 2, na cidade de Curitiba, Paraná. Possuía a seguinte organização: Estado Maior, 1 Bateria Comando, 1 Bateria de Serviços e 2 Baterias de Obuses 105 mm.
Em 6 março de 1950 foi expedida a ordem para que o regimento ocupasse nova sede, agora na cidade da Lapa, Paraná, tendo seu efetivo provisoriamente reduzido para realizar a transferência. Em 20 de março do mesmo ano, chegou na cidade da Lapa o destacamento precursor do I/5º RO, com a missão de tomar posse das instalações e mantê-la em bom estado de conservação até a chegada do Grupo.
Em 29 de abril de 1950, o Grupo deslocou-se da cidade de Curitiba e instalou-se definitivamente em sua nova sede. Por não possuir material de Artilharia ainda, a unidade ministrava a instrução básica militar e os soldados recebiam noções básicas de combatente de Infantaria.
Década de 1950
Em 8 agosto de 1950 assumiu o comando do 1/50 RO 105mm o Senhor Tenente Coronel CUSTODIO de Oliveira, sendo portanto o segundo comandante efetivo do Primeiro Grupo do Quinto Regimento de Obuses Cento e Cinco (1/50 RO 105), primeiro nome do atual 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. No ano seguinte chegaram ao Grupo os 4 primeiros obuseiros 105 mm, tendo os outros 4, chegado 25 dias depois. Em outubro de 1950, a título experimental, foram realizados os primeiros disparos de obuseiro do Grupo. Foram disparados com o Obus M2-A1 nº 10.279, duas salvas com carga 105 M2-A1 SV (festim). Poucos dias depois foi realizado o primeiro tiro de recrutas, sendo estes considerados o "Batismo de Fogo do 1/5" RO 105. Este histórico acontecimento foi realizado num campo localizado em Capão Bonito, cerca de 12 quilômetros da cidade da Lapa e foi assistido pelo Excelentíssimo Senhor General de Brigada Floriano de Lima BRAYNES, Comandante da AD/5. A primeira Escola de Fogo do 1/5° RO 105 ocorreu em 18 de dezembro de 1950, na região do Capão Bonito.
Em 31 de janeiro de 1952 o TC Alcides MUNHOZ Junior assumiu o comando do Grupo, sendo o 3º Comandante efetivo do 15. Em 29 de setembro foi criado o Centro Social do 1/5° RO 105mm. Em 17 de dezembro ocorreu um incêndio que ameaçou destruir uma igreja local, e por ordem do comando o Grupo mobilizou seu efetivo e em conjunto com a população conseguiram extinguir as chamas evitando assim danos maiores.
Em 1954 foi realizada uma série de melhorias no Grupo, incluindo a inauguração de um cinema com máquina de projeção e um refeitório de oficiais. A inauguração contou com a presença de ilustres convidados da sociedade lapeana da época. Em 7 de agosto daquele ano foi realizada uma conferência pelo Sr Dr Laertes Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, sobre o tema " O Exército nas Democracias Modernas". Em 1º de setembro Senhor Coronel Amilcar da SILVA PIRES assumiu o comando da OM.
Assumiu o comando do 1/5 RO 105, em 10 de agosto de 1955, o Tenente Coronel Affonso Jorge Von TROMPOWSKY. Também nesta data foi inaugurado o pavilhão destinado à cozinha do Cassino dos Oficiais e iniciou pavimentação interna do quartel. Atuante também nas atividades desportivas, em outubro daquele ano a equipe de basquete, formada pelos sargentos do Grupo, sagrou-se campeã das Olimpíadas Regionais.
Sempre integrado à sociedade lapeana, no dia 5 de maio de 1957 foi realizado no Santuário de São Benedito, na cidade da Lapa-PR, a páscoa dos militares da guarnição.
O Ten Cel Waldir da Costa GODOLPHIM assumiu o comando do 1/5 RO 105 em 13 de julho de 1959 sendo esta, a última atividade de relevância ocorrida na rotina do grupo na década de 1950, encerrando assim, a primeira gloriosa década do quartel, na cidade da Lapa.
Década de 1960
Em 1960, comandado pelo Ten Cel Waldir da Costa GODOLPHIM, foi construído no Grupo, um poço semi artesiano de incríveis 120 metros de profundidade, bem como uma casa de alvenaria para instalação de compressores e usina para o poço. Em 3 de novembro assumiu o comando do Grupo o Ten Cel Nilton FREIXINHO. For inaugurada em novembro daquele ano, a Prefeitura Militar da Guarnição da Lapa. Fruto dos estreitos laços de camaradagem entre o quartel e a sociedade lapeana, a prefeitura municipal da Lapa doou quatro lotes de terrenos na cidade, destinados à ampliação da vila militar da guarnição.
Em decorrência das tensões politicas que assolavam o país à época, em 25 de agosto de 1961 a Unidade entrou em prontidão deslocou-se à cidade de Curitiba, sob o comando do Ten Cel Nilton FREIXINHO, a fim de integrar as operações no quadro da 5ª RM e 5ª DI e 3º Exército. Em novembro o Grupo foi surpreendido por um incêndio ocorrido no Próprio Nacional Residencial do Comandante da OM. Com o auxílio dos oficiais moradores na vila militar, depois de quase 2 horas de intenso combate ao fogo, as chamas foram dominadas, vindo a causar somente prejuízos materiais.
No ano 1962 foi inaugurada a nova rampa de lavagem e limpeza de viaturas, a qual foi construída com recursos próprios da Unidade. Em 21 de março, o Ten Cel MILTON PEDRO de Carvalho assumiu o comando Grupo, do Ten Cel Nilton FREIXINHO. Em setembro de 1963, a "Mão Amiga" do Grupo voltou a agir em prol da cidade da Lapa, quando atuou de forma significativa nos combates a incêndios que ocorreram no município. Nesse mesmo mês, o "Braço Forte" entrou em ação novamente, quando a Unidade entrou em situação extraordinária de prontidão, fruto da profunda agitação politica que ocorria no país. A situação de prontidão repetiu-se diversas vezes ao longo do ano de 1963.
No dia 1º de abril de 1964, o Grupo recebeu a missão de deslocar-se a fim de integrar o Destacamento Lages, no movimento para a restauração dos princípios democráticos. No dia 4 a tropa retornou ao aquartelamento e no dia 6 passou a manter metade do efetivo em situação de prontidão e o restante do pessoal na situação de sobreaviso. No dia 21 de abril foi realizada uma missa campal, em alusão ao término da Revolução e ao regresso da tropa ao seu aquartelamento. Em julho de 1964 deixou o comando do Grupo o Ten Cel MILTON PEDRO de Carvalho, entregando-o ao Ten Cel Carlos Eugênio Rodrigues Lima MONÇÃO SOARES
Em 31 de março de 1965, o 15 GAC AP comemorou o 1º aniversário da Revolução Democrática de 1964, com solenidade que contou com a participação de diversos estabelecimentos de ensino. Sendo realizada a leitura da ordem do dia e desfiles escolares. Em abril de 1965, foi celebrada na Unidade, uma missa em homenagem a memória do 3º Sgt Carlos Argemiro Camargo, que tombou no cumprimento do dever, quando combatia a incursão de guerrilheiros no oeste paranaense.
Em 9 de janeiro de 1966, a OM realizou uma cerimônia em homenagem aos bravos heróis que combateram no memorável episódio do Cerco da Lapa, com destaque especial para o General Antonio Ernesto Gomes Carneiro, comandante dos Heróis da Lapa, neste que foi um dos mais célebres episódios da história brasileira. Destaca-se na solenidade, a participação das principais autoridades civis da cidade. No dia 24 de maio foi comemorado o 1º centenário da maior batalha campal da História Militar Latino Americana (Batalha de Tuiuti, 1866), destacando-se a participação de autoridades do município.
Em 5 de outubro assumiu o comando do Grupo o Ten Cel Omar de Macedo MAZZA.
No ano de 1969, o quartel apresentou mais uma melhoria, com a construção de sua lavanderia. Em agosto de 1969 ocorreu no Grupo a inauguração do busto do Marechal Mallet, Patrono da Artilharia. A escultura foi colocada em frente ao Pavilhão de Comando foi procedida pelo Coronel Luiz de Alencar ARARIPE comandante da Unidade.
Década de 1970
Na década de 1970 o 1°/5° RO 105 passou por algumas transformações, dentre elas destaca-se a inauguração em 21 de janeiro de 1970 da Pista de Aplicações Militares "General Gomes Carneiro", em cerimônia que foi presidida pelo Cmt da 5ª RM/DE.
Em 11 de agosto de 1971 foram entregues para uso, as novas instalações do Corpo da Guarda e o local de prisão das praças. Também no comando do Cel NEGRÃO TORRES foram realizadas inúmeras melhorias, como o revestimento de ruas e pátios internos do quartel, com pedras de xisto. Melhorias no estande de tiro, tais quais; construção de escadaria e casa de alvos. Reforma completa da instalação elétrica da Unidade, além das reformas nas instalações da Bateria Comando, inclusive no vestiário do comandante. Em relação às Vila Militares, houve mudanças através da reforma completa de 3 casas, jardinagem e pavimentação das calçadas. No âmbito da instrução, foram adquiridos uma fotocopiadora e um inovador projetor de "slides". Além disso, a sala do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) foi organizada e no dia 06 de março de 1972 a sala de instrução de Oficiais foi denominada de Capitão Salomão da Rocha, homenageando esse brilhante militar. Em janeiro de 1971 um terço do efetivo da Unidade entrou em prontidão, em virtude das medidas decorrentes da vinda do Presidente da República para a cidade de Curitiba.
No âmbito da instrução, a OM ao longo da década, participou de inúmeras atividades de campo e manobras. Como o Exercício Iguaçu, realizado entre os dias 14 e 21 de outubro de 1974, com tiro real do material 105 mm.
Em 06 de junho de 1974, a Unidade realizou um empréstimo de objetos históricos para a Prefeitura Municipal Lapa que constava dos seguintes materiais: 1 fuzil tipo Coblain, 1 metralhadora Nordenfeldt, 5 quadros com 17 fotografias históricas, 5 medalhas de campanha, 1 armário com vidro para mestra, 1 caneta de metal estilo antiga e 2 faixas comemorativas. Esses materiais foram destinados para uso exclusivo na exposição do Museu das Armas da cidade. Em pleno crescimento, neste mesmo ano ainda, foram entregues pela CRO/5 (Comissão Regional de Obras da 5º Região Militar), oito casas de subtenentes e sargentos, destinadas para a Vila Militar de Sargentos.
Por fim, destaca-se que, durante a década, o Grupo participou de várias atividades de Ações Cívico Sociais como a reforma de escolas, assistência médica à população lapeana e apoio às férias escolares nos finais de ano, momento no qual os alunos de vários estabelecimentos de ensino da região participavam de atividades para conhecer os valores cultuados dentro da caserna.
Década de 1980
Nesta década ocorreu a mudança do armamento principal do Grupo, que deixou de utilizar o obuseiro M101 105 mm AR, passando a usar o M114 155 mm AR. O 15º GAC recebeu, no dia 28 de Outubro de 1981, 18 (dezoito) obuses, com suas viaturas tratoras que tem finalidade de realizar o transporte do material, procedentes do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, situado em Cachoeira do Sul - RS.
No período de 05 a 09 de maio de 1980, a Unidade realizou Ações Cívico Sociais nas Escolas General Carneiro, Dr Manoel Pedro, Casa da Criança e Dr Pedro Passos Leoni, com a construção de cercas, arrumação de muros, corte de matos e preparação de hortas. Com o intuito de melhorar o ambiente desses locais e estreitar ainda mais os laços com a população civil lapeana.
Em junho de 1980 a Unidade recebeu uma doação de materiais que pertenciam a um galpão de uma antiga serraria do Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado em Três Barras-SC. Os materiais foram aplicados na recuperação do Estande de Tiro da Unidade. No mês seguinte a OM encaminhou ao Escalão Superior uma proposta de Denominação Histórica e Distintivo.
Ao receber os 18 obuses M114 155 mm AR, o 15º GAC, em 20 de Novembro de 1981, remeteu 6 obuses 105 mm M2 A1, com suas viaturas tratoras para o 22° GAC, localizado em Uruguaiana - RS e 6 obuses 105 mm M2 A1, com viaturas tratoras para o DRAM/3 (Depósito Regional de Armamento e Munição), Canoas - RS;
No ano de 1982 foram incorporados 310 soldados, 50 a mais do que em 1981, o aumento do efetivo foi fruto da aquisição do novo material (obuseiro M114 155 mm AR), que necessitava de uma guarnição maior, em virtude de seu peso e tamanho. Nesse mesmo ano, iniciou-se o asfaltamento das vias internas do Grupo.
A 1ª Escola de Fogo com o material 155 mm foi realizada no período de 19 de Setembro a 23 de setembro de 1982, na região do CIMH (Centro de Instrução Marechal Hermes), em Três Barras - SC. Ocasião na qual ficou evidenciado o bem adestramento da tropa e a eficiência do material.
No final do ano de 1983, a Unidade recebeu 04 lançadores múltiplos 108-Re 4 viaturas tratoras 3/4 toneladas.
Em 10 de março de 1987, a Unidade, conforme determinação dos escalões superiores, deslocou-se para a refinaria da Petrobrás (REPAR), no município de Araucária - PR. Desencadeando o Plano de Defesa Interna previsto pela OM, com a finalidade de manter a integridade das instalações, assegurar a ordem e a livre circulação dos funcionários da empresa, bem como garantir a integridade do quadro de dirigentes no desempenho de suas funções. A missão encerrou-se no dia 13 de março com a normalidade da situação, sem vítimas ou danos materiais. A unidade propiciou a volta da normalidade e o controle da situação.
Década de 1990
Em 06 de maio de 1990 foi realizada uma cerimônia de inauguração do Memorial do Expedicionário, na cidade da Lapa-PR, em 17 de setembro de 1993, foi realizada a inauguração solene do Salão de Honra do Grupo.
Em outubro de 1994 ocorreu o Curso de Capacitação Profissional desenvolvido no 15º GAC, que contou com a participação de 4 Soldados alunos e com o apoio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), tendo como objetivo capacitar os alunos a utilizar corretamente defensivos agrícolas, ocorrendo também a conclusão do Curso de Datilografia.
Em 18 de junho de 1994, o 15º GAC realizou a sua 1ª festa junina, que contou com a presença da comunidade lapeana, promovendo a integração entre o Exército e a população local. No mês de novembro ocorreu a conclusão dos melhoramentos da Pista de Treinamento de Circuito e término da construção da nova entrada do quartel, melhorando o ambiente interno do aquartelamento. Dando continuidade às melhorias, em dezembro houve a conclusão do calçamento das garagens das viaturas e a conclusão da Pista de Pentatlo Militar.
No final de 1996 foi inaugurado o Galpão Crioulo, "Tradição e Bravura", com a finalidade de ser utilizado nas festividades internas da Unidade. O nome dado foi para homenagear o tradicionalismo que o povo gaúcho cultua nos diversos pontos do nosso país e para fazer uma referência a todos os bravos artilheiros da Lapa que passaram pela OM.
No dia 11 de junho de 1999, na Semana da Artilharia, o Comando do 15° GAC realizou obras de manutenção, recuperação e pintura da Praça General Carneiro, do Panteon dos Heróis da Lapa, do Monumento do Barão dos Campos Gerais e da Maternidade Municipal Humberto Carrano;
No dia 02 de outubro de 1999 o 15º GAC, totalmente integrado à comunidade local, contribuiu na Recepção das Relíquias de Santo Antônio, até então, o maior evento da Igreja Católica na cidade. Atuando no transporte das relíquias e no balizamento do itinerário. Essa atividade revelou aspectos positivos em relação à imagem do Grupo e do Exército Brasileiro perante a sociedade, com ampla divulgação na imprensa local.
Em 31 de dezembro de 1999 a Unidade participou da Operação "Atlas Brasil", ficando de prontidão o Pelotão de Operações Especiais e de sobreaviso a Subunidade de Operações Especiais da OM, a fim de cooperar com as ações da 5ª RM/DE, no asseguramento de um sistema alternativo de comunicações entre órgãos governamentais e no controle de ameaças.
Década de 2000
No ano de 2001, o 15° GAC AP completou seu 52º aniversário de criação, comemorado em clima de transformação, pois teve no final do ano de 2000 a mudança de seu material de dotação, passando a utilizar os modernos blindados M109 A3155mm AP, tornando a OM em uma das Unidades de Artilharia mais representativas do Exército Brasileiro, pela capacidade operacional e avanço tecnológico, apto a enfrentar os desafios do terceiro milênio.
Neste mesmo ano, a Unidade foi contemplada com o recebimento de muitos outros materiais, dentre eles, o último obuseiro M 109 A3 155 mm AP, do lote adquirido pelo Exército e destinado a equipara Unidade.
Finalizada a construção de mais uma nova instalação, o Ten Cel Ayrton Pires da Silva Junior, comandante do 15" GAC AP, descerrou a placa de inauguração da Garagem do Parque de Obuseiros M109 A3 155 mm AP.
No ano de 2002, o Comandante do Exército, em Portaria datada de 24 de outubro de 2002, concedeu ao 15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, a denominação histórica "General Sisson" e o respectivo estandarte histórico. A denominação histórica foi uma homenagem ao General Augusto Maria Sisson, herói do Cerco da Lapa. No mês de abril, o Grupo realizou a inauguração do Santuário em homenagem a Santa Bárbara. Este Santuário foi construído graças ao inestimável apoio da ASISSON (Associação de Amigos do Grupo), que com a contribuição de seus associados, somada aos esforços dos empresários da Lapa e região, e dos ex-integrantes do Grupo, deram sua importante parcela de contribuição.
Em 2004, foi comemorado o 55° aniversário do 15° GAC AP. Oportunidade na qual foi celebrada a 1ª Missa no Santuário de Santa Bárbara, após sua inauguração. Em seguida ocorreu a solenidade Militar, na qual foi entoada pela 1ª vez a Canção do Grupo. Em junho, o 15° GAC AP realizou a solenidade em Comemoração ao Dia da Artilharia. As comemorações tiveram Início às 08:00hs, com o famoso Relógio de Mallet, ocasião em que foram disparados tiros de canhão de hora em hora. Na sequência, foi inaugurado, no interior do Grupo, "O Monumento aos Patronos". No mês de outubro, o Grupo prestou uma justa homenagem a seus ex-integrantes. As atividades começaram com cultos religiosos de diversas crenças, formatura e desfile militar, com participação dos ex-integrantes. Na comemoração foi realizada a inauguração de um Monumento aos Expedicionários da FEB, procedida pelo Ten Cel LEMOS, Comandante do Grupo, e pelo Maj BENUR, combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) mais antigo da solenidade.
No ano de 2006, o 15° GAC AP foi Campeão da Olimpíada da AD/5, que teve como participantes o 15º GAC AP, o 27º B Log, o Prq Reg Mnt/5, o 5° B Sup, a Cia PE, a Cia Cmdo da 5ª RM/DE, a Bia Cmdo da AD/5 e a Cia Cmdo do CMC.
No ano de 2008 ocorreu a Operação Itajaí-Açu. Iniciada em 28 de novembro, contou com a participação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. A operação teve como objetivo o apoio e o controle de áreas designadas como abrigos públicos, aos flagelados das enchentes ocorridas no estado de Santa Catarina. Participaram das Operações diversas Unidades, dentre as quais o 15° GAC AP, que esteve presente com o efetivo de 01 (um) pelotão. O Grupo recebeu a missão de prover segurança, garantir organização, realizar controle de pessoal abrigado e distribuir material doado às pessoas necessitadas. Esse trabalho foi executado em conjunto com a Defesa Civil, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSG) e demais órgãos municipais.
Década de 2010
O 15º GAC AP realizou, no dia 8 de julho de 2011, uma justa e singela homenagem ao Gen Bda JOÃO ELISEU SOUZA ZANIN, antigo comandante da Unidade no período de 2005 a 2007, ao inaugurar o novo Ginásio Poliesportivo e batizá-lo de Ginásio Poliesportivo General Zanin. O militar homenageado faleceu no dia 12 de janeiro 2010, por ocasião do terremoto que devastou a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, onde participava da Missão de Paz das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH).
No mesmo ano, o 15° GAC AP foi vice-campeão da 74ª edição da Corrida do Facho ocorrida em Curitiba – PR.
Ainda em 2011, foi realizada, na região da cidade da Lapa as filmagens da minissérie "Amor em Tempos de Guerra, produzida pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). A minissérie é uma história de amor ambientada durante a Revolução Federalista do Cerco da Lapa, e contou em seu elenco, além de diversos lapeanos, com militares da Unidade, que participaram ativamente das filmagens. Na ocasião o Grupo prestou importante apoio logístico, cedendo materiais e locais dentro da Unidade, para a realização das filmagens.
No ano de 2012, o 15° GAC AP sagrou-se campeão da XIX Edição das Olimpíadas da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (OLIMAD/5). Alcançando assim, o inédito tricampeonato da competição.
Em 2013 foi criado o Medalhão General Gomes Carneiro e Medalhão General Sisson. Com o intuito de galardoar os oficias, praças e autoridades que tenham se torrnados merecedores do especial reconhecimento do 15° GACAP, pelo trabalho realizado em prol da OM.
Em meados do mês de junho de 2014, o Grupo participou de ação na Copa do Mundo na cidade de Curitiba-PR. No qual foi empregado de forma integrada com forças municipais, estaduais e federais, a fim de realizar ações operacionais da Defesa de Área de Curitiba.
O 15° GAC AP participou no início de 2016 da Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. O trabalho na área de orientação e prevenção foi feito na região urbana na Cidade da Lapa. Militares e Agentes de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde atuaram em conjunto, visitando um total de 6090 domicílios.
Ainda em 2016, no período de 14 de julho a 22 de setembro, o 15º GAC AP atuou nos Jogos Olímpicos Rio 2016, reforçando a Segurança e garantindo o bom andamento das competições. Tiveram por missão realizar ações de patrulhamento ostensivo, de caráter preventivo e dissuasório, controle de vias de acesso, segurança de pontos estratégicos e medidas de apoio complementar aos Órgãos de Segurança Pública. Os problemas sociais do entorno da Área de Operações e as peculiaridades das ações interagências, estão entre os principais desafios encontrados durante as atividades de segurança. Entretanto dada a excelência de seu preparo e a qualidade profissional de seus homens, a tropa dos "Heróis da Lapa" rapidamente adaptou-se as circunstâncias operacionais, destacando-se no cumprimento de suas missões.
Em 2018, no dia 22 de março, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) coordenou o Tiro de Aceitação de duas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 (VRCOAP M109 A5), que desembarcaram no Porto de Paranaguá-PR. Após concluídos os trabalhos de manutenção e inspeção dos armamentos, realizados no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), os obuseiros foram deslocados para o Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado em Três Barras-SC, para a execução de seus primeiros disparos em solo brasileiro. As guarnições das peças foram compostas por militares do 15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e cada obuseiro realizou ao todo cinco disparos
Desta maneira observamos a presteza e a dedicação dos militares do 15º GAC AP, demonstrando sempre comprometimento na realização de provas poliesportivas e espírito de cumprimento de missão em momentos decisivos como os ocorridos na copa do mundo e nas olimpíadas. Ainda podemos verificar que o Grupo General Sisson sempre busca atender as necessidades da Cidade da Lapa desde e criação em 1949.
Redes Sociais