Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades 15° GAC AP > SOLENIDADE MARCA A PASSAGEM DO DIA DA BANDEIRA
Início do conteúdo da página

SOLENIDADE MARCA A PASSAGEM DO DIA DA BANDEIRA

As comemorações alusivas ao Dia da Bandeira Nacional foram marcadas por brilhantismo em solenidade cívico-militar, realizada na manhã do dia 19 de novembro no Panteon dos Heróis, Centro Histórico da Cidade da Lapa.

A cerimônia constou da apresentação da tropa ao Exmo Sr General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército; entrega de medalhas militares; entrega de bandeiras as instituições de ensino da Lapa; hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado e do Município; leitura da Ordem do Dia alusiva à data; incineração das bandeiras inservíveis; canto do Hino à Bandeira e finalizando com as palavras do Comandante da AD/5.

O evento contou com a participação de autoridades e personalidades civis, militares e convidados, destacando-se as presenças do Exmo Sr General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército; do Sr Paulo Furiatti, Prefeito da Lapa; do Coronel Átila Ricardo Leme Larsen, Comandante do 15º GAC AP, do Coronel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão, Chefe do Estado-Maior da AD/5; do Major Alexandre Leite Junior, Comandante da Bateria de Comando da AD/5; do Major Hélio José Hornung, Comandante da 1ª Companhia de Policia Militar; do Sr Joacir Gonçalves, Vice-Prefeito da Lapa; da Sra Maria Cristina Ganzert, Secretária de Educação da Lapa; do Sr Otávio José Rodrigues, Vereador da Lapa; do Sr Mariano Taglianetti, Presidente do MMDC 32 Heróis da Lapa; da Sra Helenita Prevedello, Diretora de Cultura da Lapa; e de demais autoridades, personalidades e convidados.

HISTÓRIA
Nossa Bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi concebida por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul e a frase “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial.


Fotos: 15º GAC AP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página